Galeria
Artigos

Questionamento Socrático

Marco Aurélio Mendes

O questionamento socrático é um dos procedimentos mais utilizados para auxiliar o paciente a realizar descobertas sobre a estrutura do seu pensamento, para flexibilizá-los e mudar crenças rígidas sobre si mesmo, os outros e o ambiente. Na Terapia Cognitiva, o terapeuta não tenta convencer o paciente de que os pensamentos estão incorretos. O terapeuta, através de questionamentos, conduz o paciente para que ele mesmo faça esta descoberta (Descoberta Guiada), buscando explorar os conceitos através dos quais a situação é interpretada bem como as evidências que apóiam e desconfirmam os conteúdos cognitivos.

Por meio de simples questionamentos – perguntas com respostas abertas, como era o método de Sócrates – o terapeuta vai permitindo a possibilidade de flexibilização. Neste método, o terapeuta faz-se de certa forma de ignorante sobre o assunto e o cliente é instigado a investigar o seu próprio pensamento, como um cientista que testa e refuta hipóteses, que pensa sobre o pensar. O pensamento é considerado uma hipótese a ser testada. No seu processo de explicação e investigação,o cliente acaba transmitindo pontos de vista específicos, crenças, distorções cognitivas, pensamentos automáticos disfuncionais, podendo identificá-los e avalia-los de maneira mais pragmática.

A paciente diz :”sinto que não sou uma boa mãe, pois gritei com o meu filho quando ele não estava se comportando muito bem” . O terapeuta pode usar algumas das alternativas abaixo para auxiliá-la a descobrir se esta afirmação é verdadeira ou não.

O que é ser uma boa mãe ? Destas características enumeradas por você, quais você possui? Quem você considera uma boa mãe e porque? O que uma boa mãe faz após ter gritado com o filho e sentido mal com isto ? O que você acha que estava sentindo antes de gritar com seu filho? O que você acha que estava pensando antes de gritar com seu filho ? As habilidades que uma pessoa necessita para ser uma boa mãe já nascem com ela ou podem ser aprendidas ?

Diferentes tipos de perguntas podem ser utilizadas nos questionamentos socráticos, de acordo com o tipo de necessidade que se apresenta na Terapia.

Perguntas para esclarecer: O que você quer dizer com isto? Me dê um exemplo disto que você está me dizendo? Me explique isto de uma outra maneira.

Perguntas sobre pressupostos e evidências: Como você pode ter certeza disto? Há alguma outra explicação ? Quando você fala isto, o que parece estar por trás desta afirmação? O que levou você a dizer isto?

Um bom terapeuta cognitivo não corrige pensamentos. Ele atua com o objetivo de ajudar o paciente a identificar conteúdos cognitivos rígidos e inflexíveis, colocando-os como hipóteses e não verdades absolutas.

Artigos e Notícias
Newsletter
Cadastre-se, receba nossas novidades, dicas e notícias.
Nome:
E-mail:
Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Sala 310 – Tijuca – Rio de Janeiro
(21) 99230 7496 – contato@tfebrasil.com.br